top of page

Livro "O Continente das Lagens" é relançado

  • Foto do escritor: hallomagazine
    hallomagazine
  • 14 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Os 20 anos de falecimento do autor do livro “O Continente das Lagens”, Licurgo Costa, foi relembrado com muito carinho em uma noite cheia de história e cultura no Centro Cultural Aristiliano Ramos, na Praça João Costa, em Lages. O evento ocorreu na terça-feira, 12 de julho e contou com a presença de autoridades, imprensa e convidados especiais.



Que trabalho maravilhoso feito pelas professoras e historiadoras Sara Nunes e a Doutora Elisiana Trilha Castro. “O Continente das Lagens” teve seu processo de reedição iniciado em 2015, por meio do trabalho das profissionais contratadas pela Fundação Cultural de Lages. Com a reedição, a obra foi transformada de 4 para 2 volumes, de aproximadamente 690 páginas cada um. Por meio, de emenda parlamentar para aquisição de livros, do então deputado Estadual Fernando Coruja, viabilizou-se o cumprimento de processo licitatório para a impressão dos exemplares.


A Prefeitura de Lages e Fundação Cultural foram responsáveis por todo o processo de montagem, de acompanhamento e execução do projeto, que contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária Ivana Michalchuck, que foi contemplada com os recursos advindos de emenda parlamentar, mencionados anteriormente.


Sem dúvidas, com o retorno da obra ao mercado e com o seu acesso possibilitado através de todas as escolas da Rede Pública Municipal, Museu Histórico Thiago de Castro e Bibliotecas municipais, a história de Lages e seus aspectos culturais, turísticos, políticos e econômicos, estarão preservados e ainda mais vivos em nossa memória.


O Centro Cultural recebeu uma decoração rustica remetendo ao passado. Uma mostra com quadros contendo trechos escritos da obra, ao alcance dos olhos, para que o público pudesse ter um maior acesso ao teor do livro.




O evento de relançamento, houve a reprodução de um vídeo em formato de homenagem, onde foram expostos trechos da obra e imagens de Licurgo Costa. O conteúdo do vídeo contou com a participação da família do autor formada pela filha Lilian, as netas Cristina, Fernanda e Gabriela e o bisneto Santiago, que enviaram à Fundação Cultural de Lages registros.


O Prefeito Antonio Ceron, disse ter tido o privilégio de conhecer a história de Licurgo por meio da filha Mayra, que foi grande entusiasta do projeto de reedição da obra. “Ao fazer as minhas considerações, sinto um orgulho ainda maior de quem foi a pessoa de Licurgo, que em alguns casos foi mais conhecido fora de Lages mais do que aqui. A vida dele é um orgulho para todos os lageanos e catarinenses, além de ser um exemplo de dedicação fraterna enaltecendo em todas as suas paradas e passagens a história da nossa cidade de Lages”.


“Sempre tivemos muita vontade de fazer acontecer, e aos poucos as coisas foram se materializando. Essa luta teve a participação de muita gente, pesquisadores, pessoas e entidades que se dedicaram a isso, que também tinham a mesma visão e desejo.”, reforçou Paulo César Costa, sobrinho de Licurgo.


Ao final da cerimônia, em ato de agradecimento, o Prefeito Antonio Ceron fez o anúncio de que cada um dos presentes seria contemplado com um exemplar da 2ª Edição da grandiosa obra, demonstrando ainda mais a vontade de fazer circular o conhecimento compilado nos dois volumes.


Informações: Emellin Camargo e Fabrício Furtado

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Comentários


bottom of page